Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

O que levou à reabertura do inquérito sobre a morte de Odilaine, mãe do menino Bernardo

O inquérito policial arquivado pela Polícia Civil e a Justiça de Três Passos sobre a morte de Odilaine Uglione, mãe do menino Bernardo, só foi reaberto a pedido do Ministério Público depois que uma empresa criminalística forense, contratada pela família da vítima, concluiu que a carta de suicídio teria sido escrita por outra pessoa.

Publicado por Elder Pereira
há 9 anos

O que levou reabertura do inqurito sobre a morte de Odilaine me do menino Bernardo

O inquérito policial arquivado pela Polícia Civil e a Justiça de Três Passos sobre a morte de Odilaine Uglione, mãe do menino Bernardo, só foi reaberto a pedido do Ministério Público depois que uma empresa criminalística forense, contratada pela família da vítima, concluiu que haveria uma terceira pessoa na cena do crime e que a carta de suicídio teria sido escrita por outra pessoa.

Conforme a Sewell Investigações e Perícias Criminais, na primeira etapa, os investigadores começaram a investigar o caso Odilaine em agosto de 2014. “Assim como nas fotos a cena do crime fala por si só, desde que vimos a cena do crime de Odilaine Uglione ficou claro que não era um “suicídio”, afirmou a empresa ao Três Passos News.

Ainda conforme a Sewell, foi feita primeiro a Perícia Balística, a que comprovou cientificamente que ofato reveste todas as características de Homicídio Premeditado. Posteriormente, foi realizada uma Perícia Grafológica que determinou que a autora da escrita apresentava sintomas de eurofia, alegria e satisfação, indicando que a mesma se beneficiaria positivamente de alguma forma com o resultado.

Segundo a Sewell, logo após foi realizado um exame Grafotécnico confirmando que a escrita não corresponde ao punho e letra da vítima. Consecutivamente, um perito com 30 anos de experiência no TJ do Rio Grande do Sul determinou que a escrita da carta correspondia à secretária do médico Leandro Boldrini. Juntadas todas as informações científicas, foi efetuado uma Análise Criminal que determinou toda a dinâmica dos fatos.

Ainda segundo a Sewell, na segunda etapa da investigação foi determinada pela diretoria da empresa o envio de dois agentes à cidade de Três Passos com a missão de efetuar novos levantamentos, procurar novas testemunhas e obter novas provas que pudessem reforçar a investigação realizada pela PolíciaCivil, logrando identificar os seguintes fatos: Detetive particular, Boletim de Ocorrência realizado pela vítima dias antes de sua morte, Possível tentativa de homicídio frustrado e Compra da casa e reforma efetuada pela secretária.

De acordo com a Sewell, ainda seus profissionais estão com três novas informações que serão confirmadas e se as mesmas forem provadas serão entregues ao advogado da família da Odilaine para que o mesmo coloque em conhecimento do delegado encarregado das investigações.

O que levou reabertura do inqurito sobre a morte de Odilaine me do menino Bernardo

O inquérito policial sobre a morte de Odilaine Uglione foi reaberto no dia 21 de maio e está sob a responsabilidade do delegado Marcelo Lech, de Santa Rosa, que já ganhou um novo prazo de 30 dias para concluir as investigações. O caso vem sendo acompanhado, paralelamente, pela Sewell Investigações e Perícias, que apontou através de perícias que a morte da mãe do menino Bernardo teria sido um suicídio forjado.

Entenda o Caso Odilaine

Conforme a polícia, Odilaine teria cometido suicídio dentro do consultório do pai de Bernardo, Leandro Boldrini, no dia 10 de fevereiro de 2010, em Três Passos. No inquérito policial, consta que ela comprou um revólver calibre 38 pouco antes de ir à clínica. Além disso, também há o registro de um bilhete em que a secretária do médico, Andressa Wagner, entregaria ao patrão, alertando sobre a chegada de Odilaine. O processo conta com depoimentos de testemunhas que estavam na sala de espera no dia da morte e com documentos referentes a uma possível divisão da pensão a ser paga após o processo de separação do casal.

Já a defesa da família Uglione alega que houve falhas na investigação da morte da mãe de Bernardo, entre as principais, estão divergências quanto ao exato local da lesão no crânio de Odilaine; existência de lesões no antebraço direito e lábio inferior da vítima; lesões em Leandro Boldrini; vestígios de pólvora na mão esquerda da vítima, que era destra; ausência de exame pericial em Boldrini, uma cartafraudada supostamente deixada pela mãe de Bernardo e a própria morte do garoto, que configuraria um fato novo.

Entenda o Caso Bernardo

Bernardo Uglione Boldrini, de 11 anos, desapareceu no dia 4 de abril, em Três Passos. Dez dias depois, o corpo do menino foi encontrado no interior de Frederico Westphalen, dentro de um saco plástico, enterrado às margens de um rio. Foram presos o médico Leandro Boldrini, a madrasta Graciele Ugulini e uma terceira pessoa, identificada como Edelvânia Wirganovicz. Evandro Wirganovicz, irmão de Edilvânia, também foi preso acusado de participar da ocultação do cadáver. Os quatro foram indiciados e deverão ir a julgamento.


Fonte: Três Passos News

Fontes subsidiárias

SEWELL - INVESTIGAÇÕES E PERÍCIAS (Eduardo Llanos e Rosangela Llanos) -

  • Sobre o autorAbr Jurídico
  • Publicações20
  • Seguidores-54
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações7080
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/o-que-levou-a-reabertura-do-inquerito-sobre-a-morte-de-odilaine-mae-do-menino-bernardo/236648579

Informações relacionadas

Canal Ciências Criminais, Estudante de Direito
Artigoshá 5 anos

Entenda quem são os personagens no julgamento do caso Bernardo

Ricardo Slash, Operador de Fresadora
Notíciashá 10 anos

Madrasta de Bernardo transferiu bens depois da morte do menino

Espaço Vital
Notíciashá 5 anos

No enredo do crime até uma suposta relação extraconjugal de Graciele Ugulini

Danilo Peleje, Professor de Química
Notíciashá 6 anos

Laudo de perito particular contesta suicídio da mãe de Bernardo

Artigoshá 4 anos

Lei Menino Bernardo

6 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

O Inquérito estava arquivado há 4 anos, com provas novas e Pericias Criminais Forense realizadas por Cientistas Forenses foi possível sua reabertura .
Aguardamos agora a conclusão do Inquérito Policial que deve ser concluso esta semana.
"Aos vivos devemos respeito, mas aos mortos devemos a verdade." Voltaire continuar lendo

Parabéns pela bela matéria, graças a Sewell o caso foi reaberto e a justiça será feita. continuar lendo

Muito revoltante esse caso,o pai feriu é claro que tem culpa,gostou tanto,que jamais se revoltou com a madrasta,tem que ter coragem quem vai um dia ser atendido por um criminoso da pior espécie continuar lendo